terça-feira, 13 de setembro de 2011

Pequenos espaços

Conforto não tem nada a ver com o tamanho da casa. Para ser convidativa, o importante é que ela sirva ao estilo de vida dos moradores. Em espaços pequenos, esse caminho trilha por resolver primordialmente questões práticas. Um exemplo: por que manter a copa ou o corredor se a área de ambos pode ampliar a cozinha ou os quartos, ambientes muito mais úteis no dia-a-dia? A dica é analisar o uso dos espaços, ampliando os de maior função e reduzindo, ou até eliminando, cômodos que têm uso limitado. Ser objetivo é fundamental para conseguir conforto duradouro.
• Muitas vezes, nessas reformas se ganham mais janelas no ambiente, o que é bemvindo em espaços reduzidos, já que a claridade faz tudo parecer maior. Por isso, se puder, cerque com vidro a varanda e integre-a à sala ou ao quarto.
• Outra obra favorável à amplitude visual é derrubar todas as paredes possíveis e separar as áreas com divisórias (alvenaria ou marcenaria) que não cheguem até o teto.
• Piso igual na casa toda, instalado em sentido longitudinal, também tem o mesmo efeito.
• Para iluminar, prefira abajures, arandelas e colunas, que proporcionam uma luz homogênea pelas laterais dos espaços. Tetos limpos alongam visualmente os ambientes.
• Tenha poucos móveis. Uma única estante com nichos abertos e fechados, ocupando toda a parede, faz as vezes de muitas peças: aparador, armário, apoio para TV e som, mesa da trabalho etc.
• Um grande sofá também é muito melhor do que várias poltronas e banquetas pelo caminho

fonte CASA CLAUDIA
          










































 




Nenhum comentário:

Postar um comentário