quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Apartamentos pequenos

Vai mudar para o primeiro e pequeno apartamento? Não tem problema. Aqui você terá dicas para decorar o espaço e aproveitar bem cada cantinho.
 
 
 
 
Se quiser mexer em alguma parede, mudar a pintura ou colocar gesso, tente realizar tudo antes de morar. Mas, se precisar fazer a mudança de qualquer maneira, tire do local todos os móveis que puder e proteja o piso.
Na hora de fazer o projeto de iluminação da sua casa, não poupe os pontos de luz, afinal, é melhor ter mais pontos de luz com lâmpadas fracas em cada um (60 w), do que um ponto com uma lâmpada muito forte (200 w). Quanto mais lâmpadas maior a sensação de segurança e de espaço que o ambiente proporciona. Com uma boa iluminação, o que aumenta é a sensação de amplitude de cada ambiente. A designer Helô Cunha, especializada em iluminação de interiores, alerta que “o segredo é colocar lâmpadas dirigidas para as paredes, criando a ilusão de mais espaço”.
 
 
Um teto mais escuro e paredes mais claras causam a sensação de um lugar mais baixo. Porém, se a ideia é ganhar altura, basta inverter: teto mais claro e paredes mais escuras. Ah, a escolha das cores também pode influenciar, assim, se a ideia é ter um lugar menor e mais aconchegante, prefira as cores quentes. Mas, se o que você procura é espaço, apele para os tons frios.
Bom também é facilitar a passagem de pessoas, até mesmo pelos cantos. Uma dica é dividir os cômodos em diversos ambientes, criando pequenas ilhas com diferentes funções: um espaço para a TV, outro para o jantar, etc.
 
 
 
Utilizar espelhos com certeza vai ajudar você a ter um ambiente muito maior, porém, é preciso atenção: planeje cuidadosamente o lugar onde a peça será colocada ou poderá acabar sofrendo com reflexos de luz indesejados. Também fique de olho nos cantos mais bagunçados, afinal, se você coloca o espelho em um lugar cheio de objetos, vai acabar encontrando duas vezes mais desorganização.
 
 
 
Se o objetivo é poupar espaço, dê sempre preferência às portas de correr, que facilitam a circulação quando o lugar é pequeno. Além de úteis em armários e racks, as portas de correr são perfeitas para separar ambientes dentro da casa sem causar transtornos nas passagens.
Texto : Mauricio Malta
Fotos : arquivo  EXPRESSreformas